CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Entidades promovem manifestação pela aprovação do “PL 30 Dias” de Carmen Zanotto

Robson Gonçalves

Carmen destacou a importância das entidades na luta pela aprovação da proposta

Entidades que lutam pela qualidade de atendimento dos pacientes com câncer fizeram manifestação nesta quarta-feira (20), no gramado do Congresso Nacional, para pedir a aprovação imediata, pelo Senado Federal, do “PL 30 Dias”, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

A proposta (PLC 143/2018) determina ao SUS (Sistema Único de Saúde) prazo máximo de 30 dias para a realização de exames que comprovem o diagnóstico de câncer.

Aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no ano passado, a iniciativa da parlamentar do PPS-SC aguarda apreciação da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

As manifestantes querem que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), seja colocada na pauta do plenário.

Em discurso no evento, Carmen Zanotto destacou a importância das entidades que atuam no setor.

“Hoje, conseguimos, como apoio dessas entidades, dar um passo significativo na busca da aprovação e da sanção desse projeto importante para que as pessoas consigam o mais rápido possível fazer os exames necessários para o diagnóstico do câncer”, afirmou Carmen, preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Participaram do evento mulheres que atuam em várias entidades, inclusive a  Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar).

Deixe uma resposta