CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

PPS repudia declarações de Bolsonaro nos EUA contra imigrantes e lamenta atitude subalterna do presidente

Reprodução

O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), e os lideres do partido no Senado, Eliziane Gama (MA), e na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), divulgaram, nesta terça-feira (19), nota (veja abaixo) de repúdio pelas declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (RJ), em visita oficial aos Estados Unidos.

De acordo com os dirigentes, Bolsonaro reafirmou um “discurso xenófobo” que atenta contra o processo democrático e civilizatório da humanidade. Eles reafirmaram que o PPS é defensor do fim do conceito de estrangeiro e que não se deve perseguir àqueles que buscam melhores oportunidades na vida.

Nota de Repúdio

O PPS vem a público repudiar as declarações do presidente Bolsonaro, que em visita aos Estados Unidos, afirmou que “a grande maioria dos imigrantes não tem boas intenções nem quer fazer o bem aos americanos”.

Tal postura reafirma o discurso xenófobo de um nacionalismo que atenta não apenas ao processo objetivo da globalização, mas, sobretudo, ao próprio processo democrático e civilizatório da humanidade.

A ironia é que, tanto os EUA, como o Brasil, são países cuja formação social, riqueza e cultura são obras de imigrantes e de sua miscigenação! Assim como a própria família de Trump, nos EUA, e a de Bolsonaro, no Brasil, oriundas de imigrantes!

Como defensores do fim do conceito de estrangeiro, visto que não somos estranhos uns aos outros, justamente por constituirmos uma única família humana, não se pode perseguir quem busca melhores oportunidades de vida. Tais pessoas, e muitas vezes famílias, não podem ser considerados uma ameaça, mas carentes de fraternidade.

É lamentável que nosso presidente em uma atitude subalterna e mesquinha venha corroborar um discurso que, em si, é uma violação a tudo que podemos considerar como Direitos Humanos. Nada mais vergonhoso.

Brasília, 19 de março de 2019.

Roberto Freire                   Eliziane Gama                                Daniel  Coelho

Presidente do PPS          Líder do PPS no Senado         Líder do PPS na Câmara

Deixe uma resposta