CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Carmen Zanotto promove evento para celebrar Dia Mundial do Rim

Robson Gonçalves

No encontro, foram debatidos vários problemas, inclusive a falta de acesso à fila de transplantes

A Câmara dos Deputados, a pedido da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), realizou nesta quinta-feira (14) audiência pública em comemoração ao Dia Mundial do Rim, cujo tema deste ano é “Saúde dos Rins para Todos”.

No evento, representantes da área da saúde e principais entidades do setor, foi traçado um diagnóstico da situação da doença renal no país. No Brasil são mais de 120 mil pacientes com doença renal crônica, dados de 2017, e mais de 21 mil que deveriam estar em fila de transplantes.

“Já avançamos muito, mas é preciso fazer ainda mais pelos pacientes renais. Ampliar e humanizar o atendimento do portador de doença renal que envolve prevenção, diagnóstico, falta de acesso e fila de transplantes”, destacou Carmen Zanotto

No final do encontro ficou decidido que, em um prazo de 15 dias, um documento com a lista de prioridades será elaborado por usuários e prestadores de serviço para que a Frente Parlamentar Mista da Saúde, que é presidida por Zanotto, possa levar posteriormente ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Com este documento vamos fazer um acompanhamento e dar continuidade ao nosso trabalho”, acrescentou Carmen Zanotto.

Participaram do evento o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Marcelo Mazza; o vice-presidente da entidade, Daniel Calazans; e o nefrologista e presidente da Pró-Rim, Marcos Alexandre Vieira.

Os pacientes renais foram representados pelo presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar), Renato Padilha, que na audiência apresentou as demandas prioritárias do portador da doença renal.

O presidente da Fenapar também lembrou a importância da aprovação do projeto, de autoria da deputada Carmen Zanotto, que reconhece o paciente renal crônico com os mesmos direitos legais das pessoas com deficiência, inclusive para fim de aposentadoria.

Na avaliação a parlamentar do PPS-SC, o encontro foi muito produtivo.

“Conseguimos realizar um importante evento com a presença da comunidade nefrológica brasileira e dos nossos parlamentares, esclarecendo a importância, dificuldades a relevância da doença renal”, afirmou.

Deixe uma resposta