CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Marcelo Calero propõe criação de subcomissão para tratar de financiamento da cultura

Robson Gonçalves

Deputado denunciou demonização crescente e preocupante da cultura e da classe artística

No primeiro dia de trabalho da Comissão de Cultura da Câmara, o deputado  federal Marcelo Calero (PPS-RJ), solicitou, através de requerimento, a criação de uma subcomissão especial para estudar os mecanismos de fomento à cultura e, para debater sobre o tema, pediu a convocação de uma audiência pública. Na ocasião, também aproveitou para enfatizar que os artistas brasileiros “merecem respeito, não importa a ideologia que têm, seja à direita ou esquerda”.

Durante a sessão, Calero fez questão de criticar a “demonização crescente e preocupante da nossa cultura e da nossa classe artística”.

“Quando a gente fala de algo como financiamento à cultura, o que a gente vê são muitas paixões, muitos ‘memes’ de internet e slogans populistas, mas muito poucas evidências e conhecimento”, disse o parlamentar, que também faz parte da Comissão de Educação.

Na sua visão, “os nossos artistas merecem respeito. Não importa a ideologia que têm, seja à direita ou esquerda”.

“Falar de financiamento da cultura é falar de um aspecto fundamental do nosso processo civilizatório. E precisamos tratar desse assunto com a devida seriedade, sem nos adentramos nessa polarização”, disse.

Convidados

Para a realização da audiência pública, foram convidados o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, José Martins, a produtora cultural Márcia Dias, a produtora cinematográfica, Vilma Lustosa, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o jornalista e curador Lenel Kaz.

Deixe uma resposta