CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Carmen Zanotto é escolhida presidente da Frente Parlamentar da Saúde

Robson Gonçalves

O projeto de Zanotto está tramitando na CAS do Senado Federal

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) presidirá a Frente Parlamentar Mista da Saúde nesta legislatura. A parlamentar é a primeira mulher a presidir o colegiado, desde que o mesmo foi criado em 1993. A escolha da deputada aconteceu nesta terça-feira (26) na reunião de reinstalação do colegiado na presidência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

A Frente da Saúde congrega mais de 200 deputados e senadores de vários partidos. O colegiado tem força política e já indicou vários ministros.Casos mais recentes foram as indicações dos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Cidadania, Osmar Terra. A cerimônia de lançamento do colegiado será realizada nos próximos dias.

SUS

A Frente tem como objetivo principal propor, acompanhar e garantir o acesso da população ao atendimento de qualidade na rede pública de saúde. O outro foco do colegiado é trabalhar pelo fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Enfermeira de profissão, a deputada Carmen Zanotto é reconhecida na Casa por seu trabalho em defesa do SUS e da seguridade social.

“Esta Frente renasce muito forte e tem condições de realizar um grande trabalho em prol da saúde dos brasileiros. Há alguns desafios a serem enfrentados. Um deles é lutar por mais recursos para a áreas”, afirmou a parlamentar.

A deputada catarinense também preside as Frentes de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e da Causa da Diabetes.

Composição

Na reunião, foram escolhidos como vice-presidentes o senador Jorginho Mello (PR-SC) e os deputados federais Luizinho (PP-RJ), Benes Leocádio (PTC-RN), Eduardo Costa (PTB-PA). As secretarias geral e adjunta serão ocupadas, respectivamente, pelos deputados federais Drª Soroya (PSL-ES) e Doutor Frederico (Patriota-MG).

Deixe uma resposta