CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Rubens Bueno quer homenagear imigrantes italianos em sessão solene

Robson Gonçalves

Deputado destaca importância dos imigrantes italianos no desenvolvimento do Brasil

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) apresentou requerimento para realização de sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. O parlamentar destaca que o Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo e que os 25 milhões de descentes de italianos residentes aqui representam quase a metade da população da Itália.

“A contribuição dos imigrantes italianos para o progresso e desenvolvimento socioeconômico do Brasil é notável em todos os setores da nossa sociedade: a arte, a música, a arquitetura, a alimentação, a visão empreendedora dos italianos na abertura de empresas. No campo, os imigrantes italianos introduziram novas técnicas agrícolas, a policultura de produtos, além de influenciarem a mudança do latifúndio para pequenas propriedades agrícolas”, ressalta Rubens Bueno.

O dia 21 de fevereiro foi o marco instituído para comemorar a data por ser o dia em que a Expedição de Pietro Tabachi, comerciante originário de Trento, norte da Itália, aportou em Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio a vela La Sofia. “Foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes italianos para o Brasil e o início de uma história coroada de êxitos”, lembra o parlamentar.

A data da sessão solene será definida após a aprovação do requerimento pela Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta