CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Em homenagem aos 100 anos da Gazeta do Povo, Rubens Bueno encaminha pedido de sessão solene

Robson Gonçalves

Deputado destaca que jornal é referência no trabalho da imprensa do País

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) protocolou, nesta terça-feira (05), pedido de sessão solene em homenagem aos 100 anos do jornal Gazeta do Povo, completados no último dia 03 de fevereiro. O parlamentar lembrou no pedido a importância da contribuição do jornal para o jornalismo curitibano, paranaense e de todo o Brasil.

Rubens ressaltou na justificava do pedido o papel relevante exercido pelo jornalismo e pela mídia na consolidação da democracia brasileira.

“Uma sociedade em amadurecimento necessita da constante permeabilidade do estado pelos cidadãos – e, para tanto, o jornalismo torna-se essencial na divulgação de informações e construção de um corpo social participativo”, afirmou.

Bueno também destacou os fundadores do jornal e sua importância nestes 100 anos de história.

“A Gazeta do Povo foi fundada em 3 de fevereiro de 1919, quando também teve a sua primeira edição vendida nas ruas da cidade de Curitiba e Região. Os fundadores, Benjamin Baptista Lins D’Albuquerque e Oscar Joseph de Plácido e Silva, com o objetivo maior de defender os interesses da sociedade, germinaram a semente de um jornal que representaria, no futuro, o papel de porta-voz dos paranaenses e um defensor das legítimas causas do estado”, ressaltou.

O presidente estadual do PPS destacou ainda a participação do jornal na vida da capital paranaense e de todo o estado.

“Devemos, portanto, celebrar o papel do jornal na construção e na divulgação da história de Curitiba e do estado do Paraná, pois sabemos do longo caminho trilhado para alcançar tal longevidade e se firmar como tão importante veículo de informação na região”, afirmou.

Caso o pedido seja aceito, a data é definida futuramente, dependendo da agenda da Câmara.

Deixe uma resposta