CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

FAP promove palestra gratuita em Brasília nesta quarta-feira sobre internet segura

Reprodução

A FAP (Fundação Astrojildo Pereira) vai promover, das 13h às 14h desta quarta-feira (6), a palestra gratuita e educativa Internet Segura: proteja-se dos perigos na rede, na Biblioteca Salomão Malina, no Conic, em Brasília. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Internet Segura, será realizado com a presença do publicitário Nuan Rodrigues, especialista em Inbound Marketing e Diretor Estratégico da agência L2ZD. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia.

O publicitário vai direcionar a palestra em forma de parceria, o que não gerará ônus para a fundação, de acordo com a coordenadora da biblioteca, Thalyta Jubé. Segundo ela, quem comparecer receberá um certificado de participação por e-mail, com as especificações do evento.

“Aprender a utilizar a internet de forma positiva pode ajudar muitas pessoas que não têm conhecimento a se precaverem contra possíveis ameaças no mundo virtual”, afirma ela.

O Dia Mundial da Internet Segura ou Safer Internet Day (SID, sigla em inglês) é uma iniciativa mundial que mobiliza 65 países a promover o uso seguro e responsável das tecnologias de informação e comunicação. A ideia foi organizada inicialmente pela Rede Insafe, que reúne organizações que trabalham na promoção do uso consciente da rede nos países da União Europeia. A ONG (organização não-governamental) SaferNet Brasil realiza, há 11 anos, mobilizações em diversos pontos para promover o tema.

De acordo com o palestrante, com o crescimento rápido do uso da internet no Brasil, o curso Internet Segura é importante para conscientizar as pessoas dos perigos ligados ao uso da internet e também para ensiná-las a utilizá-la, de maneira segura, evitando ao máximo cair nos golpes e até mesmo nas mãos de criminosos que utilizam o meio de maneira nociva.

“Acredito que, com a conscientização, podemos combater e evitar possíveis golpes e exposições prejudiciais através da internet”, ressalta Nuan.

Dia Mundial

A campanha do Dia Mundial da Internet Segura, conforme lembra Thalyta Jubé, preconiza a conscientização de um tema importante para o dia a dia das pessoas que utilizam a internet como ferramenta de trabalho, pesquisa, entretenimento e afins.

“Todos, independentemente da motivo pelo qual utilizam as tecnologias e a internet, são vulneráveis a ações mal intencionadas de hackers, por exemplo, quando não se tem o conhecimento prévio de como identificar suas ações”, diz ela.

Segundo a coordenadora da biblioteca, a propagação de notícias e links falsos e de outros meios ilegais utilizados na rede tem aumentado consideravelmente devido à facilidade de sua disseminação pelas redes sociais.

“Por isso, é importante orientar e educar a população para alertá-la desses indícios. Promover temas que colaborem com a educação e formação da sociedade é um dos papéis da biblioteca como centro de informação”, afirmou.

O palestrante reforça que “quanto mais pessoas forem conscientizadas e aprenderem a prevenir os perigos, mais saudáveis se tornará o uso da internet”.

“Por esse motivo, é de muita relevância a conscientização sobre os perigos para que se aprenda a fazer prevenção e, posteriormente, replicar o aprendizado a amigos e familiares e, assim, combater esses perigos e golpes cada vez mais”, acentua Nuan Rodrigues. (Assessoria FAP/Cleomar Almeida)

Veja abaixo a programação do conteúdo previsto para a palestra.

– Fake News
– O que são Fake News?
– Como identificar as Fake News?
– Como combater as Fake News?

– Proteja suas senhas
– Cuidados ao criar suas senhas
– Altere suas senhas regularmente
– Se proteja de phishing e códigos maliciosos
– Proteja seus dispositivos móveis
– Tenha cuidado ao usar dispositivos de outras pessoas

– Segurança no Comércio Eletrônico
– Facilidades do comércio eletrônico
– Riscos de golpes no comércio eletrônico
– Principais riscos de golpe
– Cuidados a serem tomados

– Privacidade
– Aviso ou consentimento prévio
– Riscos principais
– Cuidados a serem tomados

Deixe uma resposta