CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Saúde pública em São Gonçalo (RJ) fecha 2018 com 2 milhões de atendimentos

Reprodução/PMSG

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo (RJ) registrou dois milhões de atendimentos em 2018 nas unidades hospitalares, especializadas e de atenção básica do município fluminense.

“Temos superado as dificuldades e mantemos a população da nossa cidade bem assistida. Também recebemos pacientes de outros municípios em nossas unidades hospitalares e não podemos deixar de atender. Quando a pessoa sai da sua cidade e procura ajuda em São Gonçalo, é porque precisa de socorro. Apesar da sobrecarga em nossa rede pública, conseguimos ampliar atendimentos e exames, assim como o número de leitos, e inauguramos diversas unidades novas que estão a serviço da população”, avalia o prefeito José Luiz Nanci, do PPS, que é médico.

Resultado de uma gestão responsável e eficiente, dentre as unidades inauguradas pelo governo de Nanci estão as Clínicas da Família de Marambaia e Dr. Zerbini, no bairro Arsenal. Esta última estava fechada há sete anos. A nova maternidade, inaugurada em junho de 2017, também se destaca entre os avanços do governo na área da saúde.

Os dados somam os números de atendimentos do Pronto Socorro Central, Hospital Dr. Luiz Palmier, Pronto Socorro Infantil, Unidades Municipais de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Pronto Atendimentos Médicos, Clínicas da Família e Maternidade. Somente a Atenção Básica, que faz o primeiro atendimento, realizou um milhão de atendimentos, dentre consultas médicas, vacinas, fisioterapia, e outros serviços.

“Temos mais de um milhão de habitantes em nossa cidade e 70% utilizam os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso estamos sempre em busca de melhorias para a população”, afirma o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Somente o Pronto Socorro Infantil, principal unidade de emergência para o atendimento às crianças, realizou 120 mil atendimentos entre consultas, internações, exames, raio-X, cirurgias e medicação. A assistência da unidade conta com leitos de enfermaria clínica, traumatologia, isolamento, enfermaria de cirurgia pediátrica, observação, além de sala de coleta de sangue, sala de nebulização, quatro consultórios médicos, sala de raio-x, sala de curativos, e atendimento para assistência social e psicologia.

Já o Pronto Socorro Central contabiliza a marca de 200 mil pacientes atendidos, além de 167.832 exames de sangue, 3.789 tomografias e 3.082 raios-x.

Referência em São Gonçalo quando o assunto é exame por imagem, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, teve um aumento de 70% no total de atendimentos, em relação ao ano anterior (2017). O calendário 2018 foi encerrado registrando mais de 40 mil atendimentos.

O Centro de Imagem também oferece a realização de exames incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês; a ultramorfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; e a ultra de translucência nucal, realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromfossômicas, além de problemas cardíacos.

Referência na região, a Policlínica do Coelho Dr. Aécio Nanci, reinaugurada após reforma e ampliação, soma 40 mil atendimentos médicos realizados. A unidade, que conta com serviços essenciais para a rede municipal de saúde, aumentou o número de atendimentos com a expansão de serviços, como a implantação da sala de fisioterapia do programa municipal de reabilitação, pré-natal de alto risco e sala para pequenos procedimentos.

Com 70 mil pacientes cadastrados, unidade passou a oferecer à população figuram atendimentos nas áreas de ginecologia, neuropediatra, psiquiatria, dermatologia, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, neurologia, clínica médica, fisioterapia, cardiologista, ginecologista, psicologia e endocrinologia. (Assessoria Prefeitura São Gonçalo)

Deixe uma resposta