CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Roberto Freire diz que isolamento político de Maduro é grande e que vai aumentar de forma constante

Reprodução/APF

O segundo mandato de Maduro não foi reconhecido por 13 países latino-americanos

O presidente do PPS, Roberto Freire, disse por meio de sua conta no Twitter que o isolamento político do presidente da Venezuela Nicolás Maduro “é grande e que vai aumentar ainda mais e de forma constante”. Ele também criticou o posicionamento do PT em relação a Maduro,  o único partido brasileiro que enviou representante, a presidente Gleisi Hoffaman, à cerimônia de posse do segundo mandato do ditador venezuelano nesta quinta-feira (10).

“O isolamento político da ditadura de Maduro é grande, vai aumentar ainda mais e de forma constante. União Europeia lançou uma dura nota contra posse de Maduro. Agora Alemanha. E nas Américas o Paraguai já rompeu relações diplomáticas. E aqui assistimos o PT e sua tremenda babaquice”, escreveu Freire na rede social.

O segundo mandato de Maduro não foi reconhecido por 13 países latino-americanos e caribenhos, incluindo o Brasil e Estados Unidos, e pela União Europeia e a própria Assembleia Nacional da Venezuela.

A posse do ditador para um mandato de seis anos, até 2025, não ocorreu na Assembleia Nacional, mas no Tribunal Supremo de Justiça, em Caracas, porque o Parlamento, onde a oposição tem maioria, teve seus poderes considerados nulos pelo mesmo tribunal, de maioria governista, em janeiro de 2016.

Cerca de 50 delegações internacionais estiveram presentes na posse, das quais apenas quatro — de Bolívia, Nicarágua, Cuba e El Salvador — eram lideradas por chefes de Estado.

Ainda que presentes, China, Rússia e Turquia, hoje os principais parceiros comerciais e credores da Venezuela, mandaram representantes de menor nível — o vice-presidente turco, o ministro da Agricultura chinês e o vice-presidente do Senado russo. Uruguai e México mandaram os próprios representantes diplomáticos em Caracas. (Com informações das agências de notícias)

Deixe uma resposta