PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

IBGE registra a maior queda da inflação para o mês de dezembro desde a criação do Real

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta última sexta-feira (21), a prévia do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ), o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), que registrou a maior deflação para o mês de dezembro desde a criação do Real. Segundo o instituto houve um recuo de 0,16%. O resultado indica que os preços devem encerrar o ano abaixo do centro da meta do governo federal e reforça que a alta dos juros passaram a ficar distantes ou abaixo dos 4,5% fixados como objetivo pelo Banco Central.

Caso o resultado se repetir no IPCA, que será divulgado no dia 11 de janeiro, será considerado o segundo ano seguido em que a inflação do País encerrará o ano abaixo da meta estipulada pelo Executivo. Em 2017, o número oficial terminou em 2,95%, inferior até mesmo ao piso.

Segundo o IBGE, os preços de transportes, saúde e habitação tiveram uma forte queda o que causou o maior recuo dos últimos 24 anos para o mês. O índice registrou em dezembro queda de 0,16% contra o avanço de 0,19% em novembro. Foi considerado o menor resultado mensal desde julho de 2017.

Com agências de notícias

Deixe uma resposta