CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Cristovam Buarque faz balanço de mandato e destaca luta pela federalização da educação no País

Waldemir Barreto/Agência Senado

Cristovam diz que fora do Senado vai manter luta "pela educação e por um Brasil melhor"

Em pronunciamento nesta quinta-feira (13) no plenário do Senado, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) fez um balanço de seu mandato e destacou sua luta em favor de uma educação de qualidade (veja vídeo abaixo).

“Eu posso dizer que, dos 744 senadores eleitos no Brasil desde 1988, eu sou o campeão em leis: 21 leis. O segundo tem 17, é o senador Crivella [atual prefeito do Rio]. E, dos 1.544 eleitos desde 1946, eu sou o segundo. Então, eu vim aqui para fazer leis. Fiz”, disse Cristovam Buarque, que não se reelegeu.

O parlamentar reiterou a ideia de que somente através da federalização a educação vai melhorar de forma consistente, pois na prática cada município tem seu microssistema educacional, sofrendo com a falta de recursos. Nesse aspecto, lembrou ter dado sua contribuição, ao propor e conseguir que fosse aprovado o primeiro piso nacional para o salário do professor. E acrescentou que é uma das leis de sua autoria que mais o orgulham.

Ele garantiu que continuará, fora do Senado, sua luta “pela educação e por um Brasil melhor”. Disse que seu discurso não era uma despedida, pois apenas “trocará de trincheira”, obedecendo ao povo, que não o reelegeu. Ele admitiu ser difícil, para ele, depois de 16 anos como senador, representar a renovação, que o eleitor tanto buscou no último pleito.

Cristovam destacou que um País melhor significa um Brasil com alta renda social e bem distribuída, diferente do que acontece hoje. O senador afirmou que o caminho para obter isso não é colocar a prioridade apenas na condução da economia, mas na educação de excelência para todos, ricos e pobres. (Agência Senado)

Deixe uma resposta