PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Carmen Zanotto destaca aprovação de parecer sobre Estatuto do Idoso

Robson Gonçalves

Relatório amplia os direitos da pessoa idosa, diz deputada do PPS de Santa Catarina

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) parecer final sobre implementações a serem feitas no Estatuto do Idoso. O relatório é baseado nos debates na subcomissão especial, que é presidida pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC).

Na avaliação da parlamentar, o relatório apresentado pela deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) é um estudo detalhado sobre os 134 projetos que tramitam na Casa sobre os direitos dos idosos.

“Durante oito meses a subcomissão se debruçou sobre essas propostas. O resultado desse trabalho denso é este parecer com sugestões que avançam nos direitos e no combate à violência contra a pessoa idosa”, analisou a parlamentar do PPS de Santa Catarina.

O relatório será encaminhado ao Conselho da Pessoa Idosa.

No parecer, Morais pede que sejam implementadas várias propostas, entre elas a criação de comissão parlamentar de investigação para apurar as denúncias de violência contra os idosos, notadamente a financeira.

A deputada sugere também que seja acatada a iniciativa que reduz a idade da pessoa com deficiência considerada da terceira idade. Outra proposta cria vagas para acompanhantes de idosos em estacionamentos públicos.

Na reunião, Carmen Zanotto defendeu a continuidade dos trabalhos da subcomissão na próxima legislatura.“Vamos retomar os trabalhos no próximo ano. Este relatório não pode se encerrar nesta subcomissão”, informou.

Deixe uma resposta