CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Carmen Zanotto destaca aprovação de parecer sobre Estatuto do Idoso

Robson Gonçalves

Relatório amplia os direitos da pessoa idosa, diz deputada do PPS de Santa Catarina

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) parecer final sobre implementações a serem feitas no Estatuto do Idoso. O relatório é baseado nos debates na subcomissão especial, que é presidida pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC).

Na avaliação da parlamentar, o relatório apresentado pela deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) é um estudo detalhado sobre os 134 projetos que tramitam na Casa sobre os direitos dos idosos.

“Durante oito meses a subcomissão se debruçou sobre essas propostas. O resultado desse trabalho denso é este parecer com sugestões que avançam nos direitos e no combate à violência contra a pessoa idosa”, analisou a parlamentar do PPS de Santa Catarina.

O relatório será encaminhado ao Conselho da Pessoa Idosa.

No parecer, Morais pede que sejam implementadas várias propostas, entre elas a criação de comissão parlamentar de investigação para apurar as denúncias de violência contra os idosos, notadamente a financeira.

A deputada sugere também que seja acatada a iniciativa que reduz a idade da pessoa com deficiência considerada da terceira idade. Outra proposta cria vagas para acompanhantes de idosos em estacionamentos públicos.

Na reunião, Carmen Zanotto defendeu a continuidade dos trabalhos da subcomissão na próxima legislatura.“Vamos retomar os trabalhos no próximo ano. Este relatório não pode se encerrar nesta subcomissão”, informou.

Deixe uma resposta