PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Rafael Diniz reforça busca pelo desenvolvimento integrado de municípios

Reprodução/PMCG

Rafael Diniz participou do Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado em Campos

O prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), defendeu parcerias municipais e com iniciativa privada para o fortalecimento econômico da região ao participar, nesta quarta-feira (5), do Imcon 2018 – Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado, Construção Civil e Mercado Imobiliário promovido pelo Portal Fatore. O evento que contou com apoio da prefeitura da cidade reuniu empresários, vereadores e representantes de entidades do segmento econômico.

“Parabenizamos aos organizadores do evento, pois entendemos ser de grande importância o debate sobre a promoção do ‘ambiente animador’, não só ao nosso município, mas também às cidades ao redor e ao estado. Antes, se acostumaram com os royalties do petróleo, mas hoje a situação é diferente. Por isso procuramos parcerias com outros municípios, buscando o fortalecimento da região, e também com a iniciativa privada, além de estimular a aproximação com as universidades”, afirmou o prefeito.

O economista Ricardo Luiz de Araújo, professor da Fundação Getúlio Vargas, falou sobre Planejamentos Públicos Inovadores.

“É cada vez mais importante os municípios se planejarem, principalmente em períodos de baixo crescimento. É necessário trabalhar com eficácia, buscando a economicidade e trabalhar com a gestão de riscos. E hoje há muitos meios de obter auxílio para a gestão”, disse.

O engenheiro ambiental Cléber Ferreira, da Synergix Consultoria, falou das iniciativas que os municípios podem adotar para aumentar seus recursos a partir de medidas simples.

“Temos municípios da região aumentando significativamente a receita com o ICMS Verde, dinheiro destinado a quem adota medidas de proteção ao meio ambiente. Alguns dos exemplos no Norte e Noroeste Fluminense são Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e Porciúncula”, enumerou.

Já Felipe Quintanilha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a criação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, integrando secretarias e superintendências ligadas não só à economia, mas também ao fomento à pesquisa, inovação e desburocratização.

“Com isso, estamos incentivando uma série de negócios, a formalização e abertura de novas empresas e também a pesquisa com a oferta de bolsas, criando um ambiente propício ao desenvolvimento”, esclarece.

Vinicius Vieira relatou a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, criado para integrar as ações da região em busca de recurso e desenvolvimento de projetos de interesse comum.

“Após criarmos o consórcio, estamos no processo de organização das câmaras técnicas nas áreas de Desenvolvimento, Saúde, Cultura e Turismo. As expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.

O seminário teve ainda painéis sobre créditos para negócios, investimentos e desenvolvimento regional, com palestras de economistas e empresários. (Assessoria Prefeitura Campos dos Goytacazes)

Deixe uma resposta