PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Câncer: Carmen Zanotto comemora inclusão da laringe eletrônica no SUS

Robson Gonçalves

Carmen: A laringe eletrônica é um direito duramente conquistado pelos pacientes do SUS

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) comemorou a decisão do Ministério da Saúde de incluir a laringe eletrônica para pacientes com neoplasia maligna no SUS (Sistema Único de Saúde). A portaria do Ministério da Saúde com a medida foi publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União.

“Esta portaria torna realidade a luta de milhares de pacientes por esse direito, que foi duramente conquistado. Estou feliz de saber que fizemos parte dessa conquista tão importante para as pessoas acometidas por essa doença e que não têm condições financeira de comprar a laringe eletrônica”, disse Zanotto.

De acordo com a portaria, o prazo máximo para o SUS disponibilizar a laringe eletrônica é de 180 dias.

A distribuição gratuita do aparelho pelo Sistema Único de Saúde foi defendida várias vezes pela deputada Carmen em audiência pública na Câmara dos Deputados e objeto de reunião da parlamentar no Ministério da Saúde junto com representantes da ACBG (Associação de Câncer de Boca e Garganta).

A presidente da ACBG, Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros, classificou a incorporação da laringe eletrônica no SUS como “um passo à frente na missão de dar voz a quem não tem”.

Deixe uma resposta