PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Jordy defende cumprimento de acordo que prevê centro de hemodiálise em Tucuruí (PA)

Reprodução

Pacientes da cidade são tratados em Belém, Marabá, Ulianópolis, São Paulo ou Curitiba

Uma comitiva de representantes comunitários do município de Tucuruí (PA) foi recebida pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) nesta semana na Câmara Federal. Denominado Movimento Pró-Saúde de Tucuruí (PA) e coordenado pela vereadora Ilma Creao (PPS), o grupo reivindica prioritariamente a implantação de um centro de hemodiálise para atender os pacientes dos municípios em torno do lago da hidrelétrica e região.

Só em Tucuruí, são 332 pacientes que se tratam em cidades como Belém, Marabá, Ulianópolis, São Paulo ou Curitiba, com alto custo social para o estado e as famílias.

De acordo com Jordy, há um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) prestes a ser fechado entre o governo estadual e a Eletronorte/Eletrobrás, de modo garantir aos municípios do entorno do lago da hidrelétrica de Tucuruí, o pagamento de compensações do passivo socioambiental por investimentos devidos e ainda não executados, ainda por conta da construção da usina há mais de 30 anos, e que prevê dentre outros equipamentos sociais, a construção do centro de hemodiálise.

O cumprimento deste TAC permitirá a renovação das licenças de operação da hidrelétrica. (Assessoria do Parlamentar)

Deixe uma resposta