CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Meninos da Tailândia: Em homenagem, Rubens destaca exemplo de solidariedade, persistência e valorização à vida na operação de resgate da caverna

Reprodução/Marinha da Tailândia

Os 12 meninos e seu técnico de futebol foram encontrados vivos após 10 dias isolados na caverna

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) apresentou nesta terça-feira (10) requerimento pedindo que a Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprove manifestação de regozijo à equipe de resgate e ao grupo de meninos e seu treinador retirados da caverna da província de Chiang Rai, na Tailândia. De acordo com o parlamentar, o sucesso da operação “é motivo de alegria não apenas para os familiares das pessoas diretamente envolvidas, mas também para o mundo todo, um exemplo de solidariedade, persistência e valorização à vida humana”.

Após três dias de resgate e intenso trabalho, os doze meninos e o seu técnico de futebol foram retirados da caverna Tham Luang Nang Non, ao norte da Tailândia, neste 10 de julho. “A operação demonstrou imenso esforço da equipe de resgate e grande coragem do grupo resgatado, pela dificuldade de acesso, chuva intensa e número elevado de resgatados”, destacou Rubens Bueno.

As crianças, do grupo de futebol “Javalis Selvagens”, foram atendidas por um hospital improvisado na saída da caverna. A operação de resgate exigiu destreza da equipe envolvida, pois as galerias subterrâneas eram completamente escuras e de difícil acesso. O deputado lembra que o grupo precisou atravessar trechos inundados, muito estreitos e com relevo bastante acidentado.

“Como se não bastasse, alguns dos meninos não sabiam nadar e tiveram de aprender técnicas de mergulho às pressas”, lembrou Rubens Bueno, que parabenizou a equipe de 90 mergulhadores que atuou no resgate, sendo 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Ao todo, mais de 1.000 pessoas fizeram parte da equipe.

O deputado lamentou ainda a morte de Saman Kunan, tailandês e membro da equipe de resgate que perdeu a vida durante o caminho de volta da caverna, após desmaiar enquanto mergulhava.

Rubens Bueno destacou também a declaração da Marinha tailandesa, que comemorou o resgate com a seguinte declaração: “Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 ‘Javalis’ agora estão fora da caverna”.

Após ser aprovada na Comissão de Relações Exteriores, a manifestação de regozijo segue para a apreciação do plenário da Câmara e, referendada, é enviada para o embaixador da Tailândia no Brasil.

Deixe uma resposta