CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Jordy requer ao Itamaraty informações sobre crianças brasileiras em abrigos americanos

Robson Gonçalves

Deputado está preocupado com condições de menores brasileiros em abrigos americanos

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) protocolou nesta quarta-feira (20) requerimento em que solicita ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, informações sobre a situação de crianças brasileiras que foram separadas dos seus parentes em abrigos dos Estados Unidos na região de fronteira.

O afastamento de menores de seus familiares faz parte da política de tolerância zero do governo Donald Trump em relação à travessia ilegal de pessoas para aquele País. Depois de flagrados pelas autoridades americanas, ao tentarem entrar pela fronteira com o México, crianças são separadas dos pais e levadas para abrigos.

Arnaldo Jordy quer saber quantos menores estariam nesta situação. Pede ainda que o Itamaraty informe que providências foram tomadas e quais as condições de saúde dos brasileiros.

“É importante que possamos ter informações oficiais dos menores, dos familiares, das providências que estão sendo tomadas para que nossas crianças possam voltar ao convívio familiar ou que possam retornar ao Brasil, caso esta seja a melhor solução”, justifica o autor do requerimento.

O deputado do PPS também exige explicações sobre um brasileiro levado para um abrigo americano de imigrantes e que está prestes a completar 18 anos de idade. A preocupação é porque, ao completar a maioridade penal, ele seria transferido para o sistema prisional local.

O pedido de informações foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa da Câmara e, após ser recebido pelo ministério, deve ser respondido em até 30 dias.

Deixe uma resposta