PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Barcarena: Jordy elogia decisão que mantém suspensa atividade de mineradora

Robson Gonçalves

"É preciso que essa empresa faça as compensações devidas", cobra Jordy

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) parabenizou, nesta terça-feira (12), decisão do desembargador Leonam da Cruz, do Tribunal de Justiça do Pará, que manteve a suspensão de 50% das atividades da Hydro Alunorte, mineradora investigada pelo vazamento de toneladas de resíduos tóxicos em mananciais do Pará.

O desastre ambiental ocorreu em fevereiro de 2018, em Barcarena, nordeste do estado.

O magistrado do TJPA negou mandado de segurança, impetrado pela Hydro Norte.

“Desejamos que volte tudo à normalidade, mas é preciso que essa empresa faça as compensações devidas, conforme contratação com a população do entorno daquele Município, que não tem água potável, não tem energia”, afirmou Jordy.

Cerca de 20 mil pessoas teriam sido atingidas pelo vazamento de lama vermelha que se espalhou por córregos e rios da região.

“Elas tiveram a sua saúde, portanto, o bem jurídico maior da sociedade, prejudicada pela ganância, pela imprudência de uma empresa multinacional que tem um faturamento de mais de 5,5 bilhões de dólares por ano. Lamentavelmente, ela não teve o cuidado devido, que o contrato firmado com entes, instituições e a sociedade brasileira exigia”, criticou o deputado paraense.

Deixe uma resposta