PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Fundação Astrojildo Pereira participará da 34ª Feira do Livro de Brasília

Obras publicadas pela Fundação poderão ser conhecidas pelos visitantes da Feira, que será aberta na sexta-feira (08). Evento foi adiado em função da greve dos caminhoneiros

A Câmara do Livro de Brasília e o Instituto Latinoamerica confirmaram a realização da 34ª Feira do Livro de Brasília para os próximos dias 8 a 17 de junho, das 10h às 22h, no Patio Brasil Shopping, em Brasília (DF). O tradicional evento reunirá, como de costume, escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e pessoal do mercado de livros para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação do público em geral com o diversificado universo da literatura. E a  FAP (Fundação Astrojildo Pereira) não poderia deixar de estar presente no evento: o nosso estande será o de número 57.

No estande da Fundação os visitantes poderão conhecer as diversas obras já publicadas pela FAP e Editora Verbena, como ‘O impeachment de Dilma Rousseff – Crônicas de uma queda anunciada’, do jornalista Luiz Carlos Azedo e “Brasil, Brasileiros – Por que Somos assim?”, coletânea de ensaios sobre “o Brasil e o modo-de-ser dos brasileiros” organizada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), Zander Navarro e Francisco Almeida. No estande também serão distribuídos, gratuitamente, algumas das publicações da FAP.

O tema escolhido para esta 34ª edição é “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” Ele aponta para um gênero literário que vem se consolidando como campeão de vendas no mercado nacional – a ponto de registrar, nos últimos anos, expressivo crescimento em importância, relevância e sobretudo qualidade. Com efeito, dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostram que o crescimento das vendas do gênero infantil, em 2016, na comparação com 2015, foi de 28%, contrastando fortemente com a queda de 9,7% do mercado como um todo no mesmo período.

Outro fato que pesou na escolha do tema se relaciona com os desafios que envolvem a popularização da leitura desde a infância, num país ainda tão carente de avanços educacionais. Assim, a Feira do Livro de Brasília renova seu propósito de contribuir para ampliar o acesso aos livros, popularizar a leitura e tornar conhecidos a literatura – tanto a local e regional quanto a nacional e internacional – e seus expoentes.

O olhar especial sobre os gêneros infantil e infanto-juvenil renova, também, o compromisso inequívoco dos organizadores com a construção de um futuro melhor para o Brasil – soberano, culturalmente avançado e consciente de seus reais desafios. Como se sabe, o hábito de leitura entre crianças e jovens contribui para aproximar pais e filhos, desenvolver a oralidade, o pensamento abstrato, construir repertórios cognitivos e vocabulares, além de estimular o imaginário e a fantasia – atuando como poderosa ferramenta para a socialização, a construção da identidade, a formação da cidadania e a difusão da cultura.

As atividades artísticas e de entretenimento – todas elas gratuitas – também estarão presentes nas dependências do Pátio Shopping, local da Feira. Elas compreenderão shows musicais com artistas daqui e de fora, espetáculos teatrais de grupos da cidade, palestras com autores e estudiosos, bate-papos com escritores de renome nacional e internacional e oficinas – que ocorrerão simultaneamente e de forma inter-relacionada à exposição de livros na Feira.

Estão previstas atividades com pelo menos, 18 autores de Brasília, 12 autores do Entorno, quatro deles de grande expressão nacional, três autores internacionais – intelectuais de forte relevância lançando seus livros e dialogando sobre seu processo criativo – além de contadores de histórias e grupos teatrais de Brasília.

Terão lugar na Feira, ainda, conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva. Serão realizados o III Encontro Nacional de Escritores Jovens e o III Encontro Nacional de Blogueiros Literários – em continuidade aos eventos que lotaram a Feira do Livro de 2017.

Ao movimentar a cidade – e não somente o mercado livreiro – a Feira do Livro de Brasília agrega valor à agenda anual de atrações e aos roteiros de turismo da capital federal. Dessa forma, além de fomentar a geração de empregos, cumpre sua função social, contribuindo para o fortalecimento da marca de Brasília enquanto polo cultural de destaque no cenário nacional.

34ª Feira do Livro de Brasília

Data: de 8 a 17 de junho de 2018
Horário: 10h às 22h
Local: Pátio Brasil Shopping – Setor Comercial Sul Quadra 07 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF, 70307-902
Estande da FAP: Nº 57

Deixe uma resposta