PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Mudança de nome do PPS será decidida com a participação de todos, afirma Roberto Freire

Karina Sérgio Gomes

Processo de troca de nome foi deliberado durante do 19º Congresso Nacional do PPS

O presidente do PPS, Roberto Freire, gravou vídeo (veja abaixo) no qual convoca a militância para participar da consulta pública que será lançada na página do partido na Internet sobre a mudança de nome da sigla. A troca, no entanto, só vai ocorrer depois das eleições.

Freire lembra que a consulta, aprovada pela Comissão Executiva Nacional (veja aqui), atende deliberação do 19º Congresso Nacional do PPS, em março, que decidiu abrir o processo para a troca de nome. “É fruto de mudança efetiva”, afirmou.

O dirigente disse que “o partido vem mudando desde a transformação do PCB [Partido Comunista Brasileiro] em PPS, em 1992″, com o fim da experiência do socialismo” real na última década do século XX.

“E agora uma outra mudança, com a profunda transformação, até revolucionária, que o mundo está enfrentando com os novos paradigmas da era digital, as redes, plataformas e aplicativos que estão mudando as relações e, evidentemente, a política”, diz.

A nova denominação da sigla também faz parte da estratégia de renovação política do PPS com o ingresso de integrantes dos movimentos da sociedade, como o Agora!, Livres e Acredito.

“Isso será decidido com a participação de todos. E a decisão é de vocês”, afirma Freire no fim do vídeo.

Consulta

A resolução (veja abaixo) que define o processo de troca de nome do PPS prevê a realização da consulta publica no portal do partido na Internet, em junho, pelo conjunto de filiados, da militância partidária e da sociedade. Os nomes que estarão em consulta são “Convergência” e “Em Movimento”, aprovados por ampla maioria dos membros da Comissão Executiva Nacional. Também serão analisados outros nomes sugeridos pelos participantes da consulta.

Após essa fase, a nova designação do partido será analisada na Convenção Nacional Eleitoral e, se aprovada, agregada a atual denominação no processo eleitoral. A definição, conforme a resolução, é subsidiária ao processo que antecederá a mudança de nome, que deve ser concluída em reunião extraordinária do Diretório Nacional.

Resolução Política Nº 008/2018

Atendendo deliberação do 19º Congresso do PPS que definiu abertura do processo de discussão para mudança de nome do Partido, a Comissão Executiva Nacional, reunida em Brasília, decidiu:

1 – A mudança de nome do Partido não se realizará antes das eleições de outubro;

2 – Foi definido um processo de consulta, que ocorrerá no site do Partido, durante todo o mês de junho, envolvendo o conjunto da militância, dos movimentos (Agora, Livres e Acredito), e aberta à sociedade, onde serão analisados os nomes já sugeridos pela Comissão Executiva Nacional, bem como outro nome que possa vir a ser apontado pelos participantes da consulta;

3 – Após análise dos nomes apresentados, a Comissão Executiva, por sua ampla maioria, escolheu “Convergência” e “Em Movimento” como os preferidos;

4 – A Convenção Nacional Eleitoral será o momento em que o nome escolhido será referendado e agregado a atual sigla, para o processo eleitoral, como momento que antecederá a mudança formal de nome, que se dará em uma reunião extraordinária do Diretório Nacional, convocada para tal finalidade, após as eleições, nos termos do Estatuto.

Brasília (DF), 22 de maio de 2018.”

Deixe uma resposta