PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Arnaldo Jardim reúne-se com ministro Gilberto Kassab para discutir conectividade no campo

Robson Gonçalves

“O produtor padece por não ter condições razoáveis de comunicação”, diz Jardim

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) participou da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta terça-feira (15). O objetivo do encontro era discutir a necessidade de comunicação na área rural. “O produtor padece por não ter condições razoáveis de comunicação”, salientou Jardim. Conectividade é a palavra-chave para o produtor rural e a agricultura brasileira, disse o parlamentar.

O deputado lembrou que os produtores precisam emitir notas fiscais eletrônicas nas fazendas. “Não tendo conexão, como fazer isso?”, questionou. O mesmo acontece com a emissão de GTA (Guia Trânsito Animal). “Para transportar animais ou mudas, é necessário informar às autoridades e sem comunicação isso fica complicado”.

Os problemas de segurança enfrentados no campo também são agravados pela falta de comunicação, observou Jardim. “Quando não se tem bom acesso à comunicação, fica demorado repassar uma informação, o que deixa o produtor mais fragilizado, correndo o risco de se tornar vítima de meliantes”, analisou Jardim.

O parlamentar disse que outra razão para a Frente Parlamentar da Agropecuária procurar o ministro Kassab é o fato de o país estar empenhado em fazer uma agricultura 4.0, de precisão, que, conforme ressaltou, foi o grande tema na Agrishow, realizada em Ribeirão Preto entre abril e maio.

“Eu estive na Agrishow, representando a Câmara, e todas aquelas máquinas novas, os implementos são muito sofisticadas e dão informações estratégicas para aferir dados fundamentais à produção. Se o produtor não tem conectividade, ele não consegue fazer com que as informações sejam armazenadas e processadas, o que gera um grave problema”,

Deixe uma resposta