PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Para Carmen Zanotto, curso de enfermagem a distância é “risco real” aos pacientes

Robson Gonçalves

É preciso respeitar a saúde da população, afirma Carmen Zanotto

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) classificou nesta terça-feira (15) de “risco real” para os pacientes os cursos de enfermagem a distância, como prevê a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. “Não podemos imaginar a aprovação de um curso de enfermagem, em que grande parte do conteúdo com ensino a distância. Isso é um risco real para os pacientes”, disse.

“Chegou a hora de discutirmos que tipo de profissional queremos entregar para a sociedade”, criticou durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social.

O projeto polêmico vem dividindo opiniões desde a tramitação na Comissão de Educação, quando foi aprovada uma alteração permitindo o incentivo a esses cursos, apesar de o projeto original (PL 5414/2016) proibir o incentivo do governo ao desenvolvimento e veiculação de programas de ensino a distância em cursos da área de saúde.

Na avaliação de Zanotto, a formação do curso de enfermagem exige aprendizagem presencial com os pacientes. “O profissional só saberá repassar os sintomas de um paciente se receber esse treinamento durante sua formação acadêmica”, alertou, que é coautora do requerimento de audiência pública no colegiado.

A parlamentar disse que o parecer a ser apresentado pelo deputado Mandetta (DEM-MS) à comissão seja desfavorável à proposta. “É preciso respeitar as grades curriculares dos cursos da área de saúde. O ensino a distância afasta os estudantes da prática do dia a dia. Não podemos colocar em risco a saúde da população”, afirmou Carmen Zanotto.

Deixe uma resposta