PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Davi Zaia: Que todos paguem pelos seus atos

Reprodução

Os últimos episódios da política do Brasil ficarão registrados na História como uma era conturbada e de divisão. Mas espero que também seja entendida como um marco para o início de mudanças significativas.

Entendo que toda essa situação – desde às investigações da Operação Lava Jato, passando pelo envolvimento de dezenas de políticos em esquemas de corrupção, até a efetivação da prisão do ex-presidente Lula – não seja motivo de comemoração. Ao contrário, vem nos mostrar a urgência de mudanças profundas no país.

Obviamente que o fato de um condenado ser obrigado a cumprir sua pena traz à sociedade o sentimento de que a justiça está sendo feita.

Esse foi o sentimento de grande parte dos brasileiros ao ver Luiz Inácio Lula da Silva sendo preso após, antes, ser investigado, julgado e condenado em duas instâncias.

Passado mais esse capítulo, ouvimos pelas ruas o desejo de que todos os outros envolvidos em atos de corrupção sejam, da mesma forma, condenados e presos. É o clamor pelo fim do foro privilegiado, uma vez que políticos com mandatos só podem ser julgados por instâncias superiores.

Somo-me a este coro popular, ansiando que neste país, ainda possamos ver a política como uma atividade ética e positiva para o desenvolvimento do país.

Espera-se que diante dos últimos acontecimentos, o STF agilize a votação sobre o tema. Mas ainda sou a favor da aprovação da PEC 333/17, que é mais abrangente e prevê que somente teriam direito ao foro especial o presidente e vice-presidente da República e os presidentes do STF, da Câmara dos Deputados e do Senado. A proposta elimina também as possibilidades de as constituições estaduais criarem meios de foros especiais.

Há um caminho a percorrer para chegarmos à sociedade que queremos. Alguns passos já foram dados e é importante que lutemos para que o Brasil não fique marcado como o país da impunidade. Mas ainda é preciso muito trabalho para chegar aonde queremos. E a hora de começar é agora.

Davi Zaia é deputado estadual pelo PPS-SP e secretário-geral nacional do partido

Deixe uma resposta