CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Renata Bueno é homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba

homenagem renata buenoEm comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (08) foi reinaugurada a galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”. O espaço, inaugurado inicialmente em 2014, agora foi revitalizado e abriga não só as biografias, mas também conta a trajetória das conquistas na luta por direitos iguais no parlamento.

Uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba é Renata Eitelwein Bueno (PPS). Advogada de formação, Renata é filha do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e foi vereadora em Curitiba na legislatura de 2009 a 2012.

A homenagem feita a Bueno inicia destacando duas importantes ações realizadas por ela durante o seu mandato: A codificação das leis municipais e a criação do selo Criança Segura. O texto continua ressaltando que Renata foi presidente da comissão especial de direitos humanos para estudo e aplicação dos 8 objetivos do milênio e relatora do colegiado que revisou a Lei Orgânica do Município. A homenagem finaliza salientando que Renata Bueno foi a primeira brasileira eleita deputada na Itália, em 2013.

O vereador de Curitiba, Hélio Wirbiski (PPS), ressaltou a importância da participação da mulher na política. “Esta homenagem as mulheres que fizeram história na Câmara Municipal de Curitiba é mais que merecida e de extrema importância. O trabalho realizado pela Renata Bueno na Câmara de Vereadores de Curitiba e no Parlamento Italiano, mostra o quanto é importante cada vez mais mulheres participarem da política”, afirmou Wirbiski.

Por fim, Renata destacou que este reconhecimento é fruto de seu trabalho em prol da sociedade e da valorização da mulher na sociedade brasileira. “Esta lembrança do meu nome é fruto de um trabalho feito com muito empenho, mas sobre tudo amor e dedicação. É uma grande alegria estar presente entre as 24 mulheres que fizeram parte da história desta importante instituição. Sabemos que no âmbito do poder a mulher ainda é minoria, mas lutamos todos os dias para mudar esta situação”, destacou Bueno.

Hoje a Câmara de Vereadores de Curitiba conta com 21% do colegiado de mulheres, sendo correspondente a 8 lugares dos 38 representantes eleitos.

Deixe uma resposta