CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Autor de sessão da Câmara que homenageou padroeira do Pará, Jordy destaca devoção dos fiéis

Divulgação

"A cada ano, essa fé se renova neste congraçamento dos povos"

O líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PA), destacou nesta quarta-feira (8) a devoção dos fiéis a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do seu estado, o Pará. O discurso foi feito durante sessão solene realizada na Casa para o homenagear a Santa. Jordy foi um dos autores da iniciativa.

O parlamentar ressaltou a fé daqueles que participam do Círio de Nazaré, encontro que reuniu milhões de pessoas na capital, Belém, em outubro passado.

“A cada ano, essa fé se renova neste congraçamento do povo do Pará, de brasileiros e de estrangeiros que participam desta cerimônia. É uma renovação impressionante e, cada vez mais o povo se curva a esta fé. Foram dois milhões de pessoas que participaram da romaria, que é a maior do mundo”, afirmou Jordy.

O Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. Também por iniciativa de Jordy, a Câmara dos Deputados promoveu em 2011 a exposição dos Mantos de Nazaré, um dos principais símbolos do Círio, com grande repercussão.

O encontro foi instituído em 1793, acontece no segundo domingo de outubro na capital do Pará, Belém, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, reunindo fiéis em cultos e procissões.

A homenagem na Câmara contou com a participação de diversos convidados, parlamentares de vários Estados e do padre Luiz Carlos Gonçalves, reitor da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, de Roberto Mauro Santos de Souza, Coordenador do Círio de Nazaré e do padre Paulo Renato, representando a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). (Com informações da Assessoria do Parlamentar)

Deixe uma resposta