CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

São os professores que constroem nosso País, afirma Cristovam Buarque

Agência Senado

Plenário do Senado ficou lotado para sessão em homenagem ao Dia do Professor

O plenário do Senado ficou lotado nesta segunda-feira (09) de professores e representantes de várias instituições de ensino convidados pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), responsável pela sessão especial da Casa em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro.

“Esse dia deveria se chamar o ‘Dia dos Construtores do Brasil’, porque são os professores que constroem nosso país”, defendeu o parlamentar. Cristovam ressaltou que esses profissionais são capazes de criar uma coesão nacional para a busca da superação dos problemas atuais. Mas isso implica, sobretudo, boa formação e melhores remunerações.

sessão senado professores 1Entre os professores que compuseram a mesa da sessão de homenagem, estavam Vamireh Chacon, que já deu aulas para o senador. Juntamente com ele, Heitor Gurgulino Souza, o reitor da UnB (Universidade de Brasília) em exercício, Enrique Huelva, e o fundador do Colégio Projeção, Oswaldo Luiz Saenger. A professora Márcia Ehms, que coordena um projeto com crianças com deficiência no Centro de Ensino Especial de Santa Maria, a 25 km de Brasília, também acompanhou a sessão especial ao lado de Cristovam.

O Hino Nacional foi executado por alunos do Colégio Militar de Brasília, cuja qualidade do ensino foi destacada pelo senador. “É uma escola pública que orgulha o Distrito Federal e que permite termos esperança de que um dia todas sejam iguais a essa”.

Tragédia de Janaúba

Antes do início da cerimônia, entretanto, o parlamentar convidou os presentes a ficarem de pé para um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia em Janaúba, no Norte de Minas Gerais. Entre elas está a professora Helley de Abreu Silva Batista, de 43 anos, que morreu em decorrência das queimaduras sofridas durante incêndio provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, no último dia 5. “A professora conseguiu, com o sacrifício de sua vida, impedir que essa tragédia fosse ainda maior”, afirmou Cristovam.

Nove crianças morreram, além da professora Helley e do vigia. O senador estendeu a homenagem desta segunda-feira não só às vítimas de Janaúba mas a todas as outras crianças vítimas, hoje em dia, de violência nas escolas.

Deixe uma resposta