PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Regis Cavalcante destaca 8ª colocação de Alagoas no ranking de ações de ciência e tecnologia

Divulgação/Secti

Conquista foi resultado de trabalho integrado, diz secretário de Ciência e Tecnologia

O estado de Alagoas saltou da 23ª para a 8ª colocação em ações de popularização da ciência em 2015 com mais de duas mil ações realizadas em 2016 em Maceió e no interior do estado. O dados foram divulgados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no SNCT (Seminário dos Coordenadores Regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), em Brasília (veja aqui o vídeo). O quadro compara 26 estados da federação e Alagoas aparece à frente dos maiores estados, a exemplo de São Paulo, que ocupou a 9ª colocação.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Regis Cavalcante, esse avanço só foi possível pelo trabalho integrado do Comitê Gestor da SNCT, instituído o ano passado, que conta com o esforço de 38 instituições realizando atividades, projetos e ações que promovem a CT&I em Alagoas.

regis ct“Esse nosso trabalho em conjunto que envolve não só a secretaria, mas outros órgãos do Governo, instituições de ensino, setor produtivo e a sociedade civil, é essencial para popularização da ciência e tecnologia no nosso Estado, nos colocando numa posição muito favorável em nível nacional. Vale ressaltar que as ações não são desenvolvidas só durante a SNCT, mas o ano todo”, enfatiza o secretário.

Usando um comparativo em números, pode-se observar que as atividades, realizadas durante o ano de 2016, que contabilizaram mais de 2 mil ações espalhadas no Estado, superou de forma bastante significativa os anos anteriores, estes que apresentaram em 2014 e em 2015, 96 e 384 ações, respectivamente.

“Estamos na contramão da crise na área da ciência e tecnologia. Enquanto os outros estados recebem cortes do Governo, Alagoas ganha investimentos e cada vez mais atenção do governador Renan Filho, que reconhece a importância da área para o bom desenvolvimento do Estado e do povo Alagoano. Este ano, queremos ir mais além, conquistando mais espaço e superando 2016”, afirma Cavalcante (veja vídeo abaixo).

SNCT 2017

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas 2017 acontece de 23 a 29 de outubro e traz para a população uma semana de atividades gratuitas para diversos públicos. São cursos, palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que enveredam pelo universo da matemática, explorando o raciocínio lógico e abstrato, em várias áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura e até a medicina, mostrando que a matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano.

Essas atividades são promovidas por um comitê gestor formado por 38 instituições e coordenado pela Secti. A programação completa já pode ser conferida no site www.snct.al.gov.br.

Interiorização

Com o intuito de que a ciência e a tecnologia chegue as outras cidades, além da capital Maceió, este ano o comitê expandirá as ações para outros municípios de Alagoas, como Arapiraca, que terá o IV Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, Rio Largo com a Oficina de cálculos úteis para a área de Ciências Agrárias e Penedo, com a Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec).

Sobre o tema central 2017

O tema “A Matemática está em tudo” é nacional e deve ser utilizado em todos os Estados do Brasil. Foi determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pelo fato de o país receber dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.

O Brasil sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o mais importante evento do mundo voltado à disciplina. (Com informações da Agência Alagoas)

Deixe uma resposta