CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Vitória (ES) é a melhor cidade brasileira com estratégia inteligente em saúde

PMV

A Rede Bem Estar trouxe inúmeros benefícios para o cidadão e gestores municipais

Contando com um sistema que integra todos os equipamentos de saúde de Vitória (ES), a capital capixaba – cidade governada pelo PPS – ganhou destaque mais uma vez e ocupa o primeiro lugar no ranking por sua gestão inteligente em saúde, no âmbito da “Inovação em estratégias na área”, segundo levantamento feito pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame desta semana.

O levantamento destacou os 50 municípios que mais inovaram e apresentaram resultados acima da média brasileira. Vitória foi a única cidade que apresentou nota acima de 4, com índice de desempenho de 4,099, em uma escala de 0 a 9 pontos.

“É uma notícia maravilhosa para todos que amam Vitória. Eu quero agradecer muito aos servidores, conselheiros, usuários que fazem a gestão compartilhada e inteligente no sistema de saúde de Vitória, que, acabou de ser avaliado como o melhor sistema. É motivo de muita alegria e estímulo para que a gente siga trabalhando para continuar vendo Vitória sempre em destaque no Brasil e no mundo”, comemorou o prefeito Luciano Rezende, do PPS.

É mais um bom resultado em pouco mais de dois meses. Em junho, o ranking Cidades Inteligentes e Conectadas (Connected Smart Cities), publicado também pela revista Exame, apontou Vitória como tricampeã em Saúde (2015, 2016 e 2017).

Destaque

O destaque foi para a Rede Bem Estar, que, no ano passado, também venceu o Prêmio e-Gov 2016, na categoria “e-Serviços Públicos”.

“Com o prontuário eletrônico, é possível melhorar e qualificar o atendimento ao cidadão. Com o histórico do paciente, conseguimos acompanhar sua evolução e acessá-lo em qualquer serviço. Outra vantagem é que, com os dados digitalizados, fica mais fácil planejar ações e estratégias de saúde no município e enviar informações precisas para o Ministério da Saúde”, disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Integração

Prontuário eletrônico facilita diagnóstico

A RBE (Rede Bem Estar) é um software de gestão de saúde do município de Vitória desenvolvido pelos servidores municipais lotados na Subsecretaria de Tecnologia da Informação. Ela interliga os equipamentos de saúde (farmácias, laboratórios de análises clinicas, pronto-atendimento, unidades de saúde, consultórios odontológicos, centros de referência e centros de especialidades) em um único sistema.

Antes, a rede municipal enfrentava problemas como anotações ilegíveis, perda de documentos do paciente, rasuras e acesso indevido aos prontuários, além de dificuldade na geração de indicadores.

O objetivo do projeto foi unir no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) dados produzidos em formatos diversos (atestado, receita, radiografia e ultrassonografia) por diferentes profissionais e locais distintos.

A rede trouxe inúmeros benefícios para o cidadão e gestores municipais. São mais de 550 mil prontuários e cerca de 29 milhões de atendimentos registrados. Comparando-se o ano de 2008 ao de 2016, houve um aumento de mais de 65% no registro de produção.

Os atestados médicos emitidos pela rede de saúde do município incluem um QR CODE, permitindo que os documentos sejam validados quanto à sua autenticidade diretamente pela internet.

Para essa validação, pode ser utilizado um leitor de QR CODE comumente disponível nos aparelhos celulares (smartphones) ou acessando o endereço portalservicos.vitoria.es.gov.br/Atestado/ValidaAtestado.aspx), informando o número do atestado emitido. (Assessoria Prefeitura de Vitória)

Deixe uma resposta