PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Rubens Bueno diz que “emenda Lula” é casuísmo e atenta contra regras eleitorais

Reprodução

Blindagem não ajuda a melhor a qualidade da política, afirma deputado

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) criticou a “emenda Lula”, proposta prevista no parecer do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) na Comissão de Reforma Política. Caso o parecer do petista seja aprovado, a nova regra vai impedir que partir da eleição de 2018 os candidatos não sejam presos até oito meses antes da eleição. A mudança altera o Artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes do pleito.

Cândido admitiu à Coluna do Estadão (veja aqui) que a “nova regra beneficia Lula e que foi pensada para “blindar” não só ele, mas políticos investigados”.

Em entrevista ao jornal Hoje, da TV Globo (veja o vídeo aqui) neste sábado (15), Bueno classificou a “emenda Lula” de casuísmo e de atentar contra o Código Eleitoral.

“Se é para blindar alguém que se pretende candidato, essa blindagem não vai ajudar em nada a melhora a qualidade da política. O que nós precisamos fazer neste momento, no Código Eleitoral, é eliminar os maus políticos, que é o que afeta a democracia”, disse Rubens Bueno.

Deixe uma resposta