CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Rubens Bueno celebra parceria entre Brasil e União Europeia

Robson Gonçalves

"Após estabelecerem as relações diplomáticas entre o Brasil e a Comunidade Europeia,mais de 30 setores foram contemplados nas mais diversas áreas"

“A celebração dos dez anos da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia e dos 60 anos do Tratado de Roma oferece inequívoca demonstração de que a Câmara dos Deputados se encontra plenamente afinada com o conceito de parceria entre as nações para o pleno desenvolvimento de toda a comunidade internacional”, declarou o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), durante discurso em sessão solene que tratou do tema, realizada nesta quarta-feira (21).

O deputado relembrou que o Tratado de Roma, assinado em 25 de março de 1957, foi o marco inicial da União Europeia e definiu o início da unificação dos países do continente.
“Muitos desafios ainda se apresentam ao conglomerado, mas muitas conquistas também podem ser comemoradas, entre as quais o fato de ter servido de modelo para outros projetos de integração, entre os quais o próprio Mercosul”, afirmou.

Rubens lembrou ainda da importância da parceria firmada entre a Europa e o Brasil por meio da assinatura da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia em 2007. Segundo ele, após estabelecerem as relações diplomáticas entre o Brasil e a Comunidade Europeia, firmada há mais de 10 anos, mais de 30 setores foram contemplados nas mais diversas áreas, como educação, direitos humanos, nível de pobreza, meio ambiente, saúde pública, geração de energia, estabilidade política e econômica.

“Embora os países difiram em níveis de riqueza e prosperidade, o intercâmbio de experiências, tecnologia e recursos sempre desaguará, temos certeza, no progresso, material e cultural, de todos os participantes”, finalizou o deputado. Rubens também é integrante do Grupo Brasil-União Europeia e membro titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Deixe uma resposta