PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Seguro Desemprego: Governo do PT endureceu regras e menos trabalhadores recebem o benefício hoje

Reprodução

Tempo exigido aumentou para 12 meses empregado; antes eram seis meses

Dados do Ministério do Trabalho divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo” (veja aqui) revelam que o número de trabalhadores que recebem o seguro desemprego caiu em 1,3 milhão desde o início da crise, em 2014, e que o principal motivo da redução do pagamento do benefício foi o endurecimento das regras promovido pelo governo da ex-presidente petista Dilma Rousseff.

As novas regras do seguro desemprego, que aumentaram o tempo de trabalho para concessão do benefício, faziam de parte de um pacote de medidas de Dilma para conter os gastos públicos.

Em dezembro de 2014, quando a taxa de desemprego estava em torno de 7% – hoje está em 13,6% -, Dilma aumentou o tempo mínimo exigido do seguro para 12 meses empregado na primeira solicitação; 9 meses empregado nos últimos 12 meses na segunda solicitação, e 6 meses empregado no terceiro pedido. Antes, o trabalhador deveria comprovar tempo mínimo de seis meses no emprego acesso ao benefício.

A economista Lúcia Garcia, coordenadora da pesquisa de emprego e desemprego do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), disse ao jornal que mudança nas regras do programa é “indefensável”.

“Em primeiro lugar, o seguro-desemprego é um cobertor muito seletivo e curto”, diz. Desde o começo da crise econômica da era PT, o País já fechou 3 milhões de vagas de emprego.

No momento de forte recessão que o Brasil enfrenta, com a aceleração do fechamento de postos de trabalho com carteira assinada e o desemprego atingindo 14 milhões de pessoas, os mais penalizados com as regras mais duras deixadas pelo PT para o acesso ao seguro desemprego foram os tralhadores jovens.

É que o aumento da exigência de tempo de trabalho para ter direito ao benefício afetou sobretudo os que têm menos tempo no mercado, os mais jovens, e cuja taxa de desemprego é a mais alta entre todas as faixas etárias.

Deixe uma resposta