PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PORTAL NACIONAL

Veja o documento de abertura das discussões do 19º Congresso Nacional do PPS

O Secretariado Nacional do PPS aprovou nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Documento de Abertura das Discussões para o 19º Congresso do PPS com o tema “Garantir a transição e avançar nas reformas”. O texto (veja aqui), que será debatido nos congressos municipais, estaduais e nacional, aborda questões como a globalização, as mudanças no mundo do trabalho e da política e estabelece a formulação do programa partidário 2017/2018.

Segundo o presidente do partido, Davi Zaia, o objetivo é construir uma resolução no Congresso Nacional – a ser realizado em dezembro em local ainda a ser definido – que aponte os rumos da atuação partidária e estabeleça propostas para o futuro do País.

Davi-Zaia
Zaia: Apontar rumos para atuação do PPS

“Na última reunião do Diretório Nacional [em março] aprovamos as normas congressuais e o texto base (veja aqui), mas como recebemos várias sugestões de mudanças, o Secretariado ficou encarregado de compatibilizar as sugestões e oferecer um texto final para o início das discussões. Agora estamos disponibilizando o documento a todos os filiados para com isso permitir que os Diretórios Municipais e Estaduais possam aprofundar esse debate nos congressos e daí construir, até dezembro, no encontro nacional, uma resolução que aponte rumos para a atuação do PPS nos próximos anos e formular uma proposta visando o futuro do País”, disse.

Por um País mais justo

O secretário-geral do partido, Wober Junior, afirmou que os debates sobre o documento permitirão a “elaboração e a oferta de propostas para a sociedade brasileira” visando à construção de um País mais republicano, democrático e justo.

woberjunior1
Wober: Construir nação republicana

“Dos congressos vamos elaborar um documento com propostas relacionadas ao que o PPS deseja para próximos dez anos ao País. O Brasil precisa aprofundar as suas reformas. Não pode ser pesado distante da sociedade diante de seus interesses mais legítimos. Temos que desprivatizar o Estado que foi tomado pelo PT, criar uma nova economia e apostar em novos caminhos como a ciência, tecnologia e a educação. Discutir a questão da Previdência Social e as relações de trabalho. Até porque não vamos conseguir frear o desenvolvimento mundial. A preocupação do PPS é construir uma nação republicana, profundamente democrática e que saiba distribuir as suas riquezas”, defendeu.

Congresso

O 19° Congresso Nacional será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em local ainda a ser definido, conforme as “regras gerais” (veja aqui), aprovadas em abril pelo Diretório Nacional. Já os encontros municipais ocorrerão entre os dias 1º de junho e 30 de setembro, enquanto que os estaduais iniciam em 1º de outubro e se encerram em 30 de novembro.

Os Diretórios Estaduais ficarão responsáveis pela definição das regras gerais dos congressos em suas áreas de abrangência e devem preservar o que determina as normas estabelecidas na Resolução Orgânica 01/2017. Elas deverão ser aprovadas em ata para afastar dúvidas sobres às decisões das etapas do Congresso Nacional.

Além disso, a resolução estabelece como serão definidos os participantes nas instâncias municipais, estaduais e nacional do congresso, assim como o número de delegados (veja aqui) e o direito a “voz e voto” em cada etapa.

2 comentários sobre “Veja o documento de abertura das discussões do 19º Congresso Nacional do PPS

Deixe uma resposta