CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Autismo: É preciso que a legislação seja cumprida, diz Carmen

Robson Gonçalves

Zanotto: Precisamos garantir plenamente o acesso dos autistas à escola regular, às universidades e ao mundo do trabalho

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu , nesta quinta-feira (04), em audiência conjunta das Comissões de Educação e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o cumprimento da legislação para incluir as pessoas com transtorno de espectro autistas.

“Temos leis avançadas, mas que ainda não são cumpridas. Precisamos garantir plenamente o acesso dos autistas à escola regular e às universidades e ao mundo do trabalho”, afirmou.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se caracteriza pelo comprometimento na socialização, nas habilidades de comunicação e no comportamento social.

A declaração de Carmen foi aconteceu logo após ouvir o depoimento de um jovem autista, Wander Gonçalves da Silva, que levou ao conhecimento da comissão todas as suas dificuldades para ter acesso às provas do Enem.

Na avaliação da parlamentar, a denúncia do estudante é um alerta às autoridades sobre as dificuldades enfrentadas pelos autistas, principalmente na escola e na atividade laboral. “O país precisa avançar para cumprir o que determina a legislação. As escolas, por exemplo, têm que se preparar adequadamente para garantir a inclusão dessas crianças e jovens que são nosso futuro”, disse Carmen.

A denúncia de Wander Gonçalves da Silva sobre o Enem será levada pela comissão ao conhecimento do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Deixe uma resposta