CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

MinC avança para reabertura da Biblioteca Demonstrativa de Brasília

O MinC (Ministério da Cultura) concluiu na semana passada instalação de uma estrutura de painéis em frente à fachada da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, na quadra 506/507 da Asa Sul, em Brasília (DF). O “envelopamento” simboliza a retomada dos trabalhos para a reabertura da unidade pela nova gestão, prevista para ocorrer até o fim deste ano.

Além disso, a Comissão de Licitação do Ministério da Cultura realizou, no último dia 7, processo de seleção da empresa responsável por elaborar os projetos executivos de arquitetura e complementares de engenharia para reforma e modernização da biblioteca. Com a proposta de menor preço, a empresa vencedora informou que faria a obra por R$ 75,3 mil. Depois de assinado o contrato, ela terá o prazo de 45 dias para entregar os projetos executivos e, então, o ministério abrirá uma nova licitação para contratar empresas para execução dos projetos.

Fechada desde 2014, a biblioteca está sendo remodelada para oferecer maior acessibilidade para pessoas com deficiência. Está prevista a instalação de uma plataforma elevatória para conectar os diferentes níveis e andares da edificação. Outra novidade será o parque tecnológico, com equipamentos de tecnologia assistiva voltados à promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência visual.

A instituição ainda terá um café e um espaço de convivência, além de uma sala flexível que poderá servir de auditório, sala de aulas ou de estudos. Uma curadoria digital com midiateca integrada possibilitará ao usuário, especialmente o mais carente, utilizar equipamentos tecnológicos modernos, como computadores e aparelhos de áudio e vídeo.

O prédio também terá uma nova organização e redivisão de espaços. Algumas paredes internas serão abertas e o anexo será ampliado e integrado ao prédio principal. Os problemas de fiação elétrica e o risco de desabamento da marquise, que motivaram a interdição do prédio, já foram resolvidos anteriormente.

Histórico

Até seu fechamento, a Biblioteca Demonstrativa estava sob os cuidados da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao MinC, mas depois passou a ser administrada pelo DLLLB (Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) do ministério. Nesse processo de modernização, cabe à Secretaria de Infraestrutura Cultural do MinC a coordenação da obra, em parceria com a DLLLB.

Inaugurada em 20 de novembro de 1970, a instituição foi projetada para ser referência no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Sua missão é disseminar conhecimento, cultura e educação para a população. (Assessoria Minc)

Deixe uma resposta