CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Câmara aprova parecer de Carmen que facilita acesso de mulheres a exame preventivo do câncer

Robson Gonçalves

Carmen: Equipes vão identificar as mulheres que ainda não fizeram o exame

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (21) parecer, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ao Projeto de Lei 2565/11, que amplia o acesso das mulheres ao exame preventivo e tratamento de câncer de colo de útero e de mama pelo SUS (Sistema Único de Saúde).A matéria segue para a apreciação do Senado Federal.

O projeto, de autoria da deputada Josi Campos (PMDB-TO), incluía a exigência de realização do exame preventivo ginecológico entre as condições para o recebimento do benefício da Bolsa-Família.

O substitutivo apresentado por Zanotto altera a Lei 11.664/2008, que dispõe sobre as ações de saúde para a prevenção e tratamento do câncer pela rede pública de  saúde, para sugerir que os procedimentos de prevenção ao câncer de colo de útero passem a ser de responsabilidade das redes de proteção social e de atenção básica à saúde. A matéria será enviada à apreciação do Senado Federal.

Na proposta, aprovada por unanimidade, a vice-líder do PPS pede que as equipes de saúde devam realizar buscas para identificar mulheres que, por barreiras sociais, geográficas ou culturais, não tiveram acesso aos exames de prevenção da doença.

“Esta Casa precisa fazer com que todas as mulheres tenham acesso ao exame preventivo do câncer. Quem sabe se essa mudança na lei possa reduzir os altos índices de mortalidade provocados por esta doença em nosso país”, alertou Carmen, que é presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

Deixe uma resposta