CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Freire e Cristovam discutem recuperação do Teatro Nacional de Brasília

Reprodução

Ministro e senador manifestaram preocupação com abando no teatro

O ministro da Cultura, Roberto Freire, anunciou apoio integral da pasta às ações de recuperação dos equipamentos culturais instalados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em especial o Teatro Nacional Cláudio Santoro – fechado desde fevereiro de 2014. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), em reunião realizada no gabinete do MinC (Ministério da Cultura), com o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), um dos entusiastas do projeto que deverá ser coordenado pelo GDF (Governo do Distrito Federal).

Roberto e Cristovam 2
Freire e Cristovam discutem recuperação do teatro

Freire e Buarque demonstraram grande preocupação com o abandono das instalações do Teatro Nacional, um dos principais equipamentos culturais da capital do País. “Não poderíamos continuar sem tomar uma atitude em relação a este problema. A intenção do MinC é trabalhar em parceria com GDF para definir a estratégia que garantirá a reabertura do local. É muito bom podermos contar com o apoio do senador Cristovam Buarque”, afirmou.

O ministro Roberto Freire já entrou em contato com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, para tratar sobre o consórcio que será responsável pela recuperação dos aparelhos culturais da Esplanada, entre os quais está também o Museu da República e a Biblioteca Nacional. As ações compõem um acordo de cooperação que está sendo discutido entre o MinC e o GDF.

Na avaliação do senador Cristovam Buarque, o abandono do Teatro Nacional transmite uma imagem muito negativa de Brasília. “Nós, do Brasil, estamos enfrentando diversos problemas em diversas áreas importantes. No entanto, uma das questões que mais incomoda hoje é o fato de termos um teatro dessa dimensão, com essa história, fechado há quase três anos. Como justificar isso junto à opinião pública?”, questionou.

Buarque destacou que o empenho do ministro será fundamental para assegurar a abertura do teatro em um futuro próximo. “Fiquei muito feliz de ver que o ministro Roberto Freire tem interesse em reabri-lo e está querendo levar adiante um trabalho de recuperação do teatro. Creio que esta é uma dívida que nós temos com a sociedade. É muito importante que o governo federal esteja tomando essa iniciativa”, disse.

De acordo com Cristovam, a expectativa é que o governador Rodrigo Rollemberg colabore, participe e apoie o processo de restauração do Teatro Nacional. “O fechamento do teatro fica ainda menos justificável quando essa cidade, no governo anterior, empenhou cerca de R$ 2 bilhões para fazer o estádio de futebol e nós nem temos tantos torcedores para os nossos times daqui, mas temos muitos espectadores que estão deixando de ir ao teatro”, ponderou. (Assessoria MinC)

Deixe uma resposta