CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Em audiência com o ministro, Carmen defende financiamento do SUS

Divulgação

Parlamentar do PPS (esq.) afirma que situação do SUS é muito delicada

Em audiência com o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), nesta terça-feira (17), a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu a proposta de fortalecer o financiamento do SUS. Zanotto lembrou da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 001/2015, que já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados.

A PEC prevê novos percentuais de repasse de recursos federais na saúde pública durante seis anos.

“Não podemos abrir mão dessa meta, sob risco de que o SUS entre em colapso”, argumentou a parlamentar durante o encontro.

Ricardo Barros declarou que grande parte dos recursos está contingenciada. O ministro também se mostrou reticente em relação à liberação dos valores de emendas, mesmo as impositivas, em razão da crise econômica que o Brasil enfrenta no momento, segundo ele.

Carmen Zanotto reforçou lembrando que a situação do SUS é muito delicada e que os estados, em média, estão destinando 14% de suas receitas e município aproximadamente 23% de seus orçamentos para as políticas de saúde.

“São percentuais acima do que estabelecem as regras atuais”, argumentou a relatora da PEC da Saúde.

As emendas federais ao orçamento destinadas ao Ministério da Saúde também foram tema da reunião que foi uma iniciativa da Comissão de Seguridade Social e Família,colegiado da qual Carmen Zanotto é membro-titular,  e do grupo de trabalho que acompanha os estudos sobre a fosfoetalonamina sintética (a pílula do câncer),  que a parlamentar também integra.

Deixe uma resposta